Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Assembly of God

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA
 


ATOS 20.28
“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus não moldou nenhuma organização, ou liderança cristã, detalhada. Mas, com uma promessa concernente ao Consolador que havia de vir, ele deu a entender que os apóstolos seriam guiados em toda a verdade com relação a assuntos, como por exemplo, a organização da liderança cristã. Na verdade, o que Cristo fez foi sublime – ele fez da Igreja um organismo vivo.

1. UMA LIDERANÇA ESPIRITUAL
A liderança da Igreja é antes de tudo espiritual. O Novo Testamento fala de líderes como os “que presidem sobre vós no Senhor” (1 Ts 5.12). Deus escolheu governar o seu povo de forma cooperativa. Os seus ministros são constituídos embaixadores que, da parte de Cristo, exercem suas atividades (2 Co 5.20; 1 Ts 4.8; 1 Co 3.9).
Apesar de não ser a preocupação maior, a ordem na Igreja, através da liderança, deve ser mantida para que a fé, o amor e a esperança possam florescer.

2. PASTORES E MESTRES
O Novo Testamento fala com frequência dos pontos essenciais desta liderança na igreja local. Em Atos 20, Paulo convoca os presbíteros de Éfeso para encontrar-se com ele em Mileto, onde lembra-os do seu ministério e encarrega-os da supervisão espiritual da igreja de Éfeso (At 20.28).
Este versículo importante nos fala muitas coisas sobre a liderança nas primeiras igrejas locais. Primeiro, esses homens serviram por indicação divina. Foi o Espírito que os constituiu supervisores. O ministro do evangelho deve sempre sentir a mão de Deus em sua escolha para o serviço. Existe algo sobrenatural no seu chamado (Hb 5.4). Segundo, Atos 20.28 indica que os líderes espirituais da igreja eram chamados anciãos ou supervisores (bispos) ou pastores. A mesma posição podia ser designada por qualquer dos termos. A designação provavelmente mais reveladora de um ministro do evangelho é pastor, em vista da ideia do pastor e suas ovelhas estar profundamente arraigada na linguagem e simbolismo da Bíblia.

3. AS RESPONSABILIDADES DO PASTOR
Atos 20.28 mostra-nos que as responsabilidades do líder espiritual da congregação se divide em três setores principais.
A primeira responsabilidade do pastor é ser um exemplo para o rebanho. Esta nota soa em quase todas as passagens tratando da liderança na Igreja (1 Pe 5.1-3).

A segunda responsabilidade do pastor é administrar o rebanho. Este tipo de supervisão do rebanho exige que o pastor conheça as suas ovelhas. Ele deve caminhar com elas pelos vales e adversidades da vida. Peter T. Forsyth disse: “É preciso conviver com as pessoas para conhecer seus problemas, e viver com Deus para resolvê-los!”[1]
A terceira responsabilidade do pastor é alimentar o rebanho. Isso envolve o que o Novo Testamento considera como o trabalho “na palavra e na doutrina” (1 Tm 5.17; cf. At 6.1-6). Em nossos dias, isso significa que ele deve estudar a Bíblia durante toda a sua vida e possuir a habilidade necessária para transmiti-la eficazmente ao seu povo.

CONCLUSÃO
A Igreja é uma comunhão entre irmãos, uma família, um corpo e um rebanho. Todos os membros desta família são cuidados e liderados por um pastor. Ele é o responsável em velar pelas suas almas, como aquele que prestará contas ao supremo pastor (Hb 13.17; 1 Pe 5.4).
Que Deus ajude seus obreiros nesta gloriosa tarefa. Que o Senhor da seara continue levantando trabalhadores dedicados à causa!



[1] Forsyth, Peter T. Cure of Souls.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

JANEIRO PROPOSITO UM NOVO TEMPO DE PROVISÃO

Prevenção e provisão em tempo de escassez

Prevenção e provisão em tempo de escassezFaraó estava incomodado com um sonho que ele não conseguia entender. Chamou então os magos e adivinhadores para tentarem interpretar, mas não conseguiram. Ele estava muito incomodado. E o seu copeiro disse que conhecia um preso que o podia ajudar. Jose é o nome dele. O moço então é convocado e discerne o sonho conforme esta escrito no texto de Gênesis 41.29 e 30.
José deu três conselhos simples para o rei. Um deles era que colocasse um homem para administrar aquela fartura. O Faraó o coloca como administrador. Então José administra tanto aquele tempo de fartura quanto o tempo de escassez.
O que teria acontecido se Faraó não tivesse perseverado em decodificar a informação que ele teve no sonho? O que teria acontecido se ele tivesse deixado para la? Se ele não perseverasse na busca de saber daquele sonho?
E o que teria acontecido se ele não tivesse a humildade de aceitar ouvir um homem que estava preso? E o que teria acontecido se ele não tivesse ouvido José e colocado em prática o seu plano? Um planejamento em longo prazo de 14 anos. Se Faraó não tivesse feito planejamento nenhum? O povo passaria fome e não teria o comer. Um povo inocente teria sofrido consequências drásticas.
Existem algumas pessoas que vivem reclamando que não conseguem prosperar, não conseguem ganhar dinheiro, que a sua vida não caminha. Tem pessoas que fazem um balanço na sua vida no final do ano e ficam até deprimidas com seu resultado. Mas será que estas pessoas sabem aonde querem chegar? Gastam dinheiro que podem? Tem alvos? Olham para o seu futuro?
Se deixarmos a vida nos levar, não chegaremos a lugar nenhum. Tem gente que não tem perspectiva nenhuma. O que está acontecendo hoje em nossa vida, em nossa família? Se não for bom, precisamos traçar planos para mudar a rota.Olhe para sua vida e reflita em como você estará daqui a dez anos, do jeito que você está administrando. O homem que não planeja a sua vida e da sua família, corre o risco de passar por muitas frustrações.
Olhe o contexto onde você está inserido.Entenda as informações que chegam para você. Faraó teve revelação e buscou entender. Decodifiquemos informações que chegam para nós. O mundo privilegia algumas coisas, da preferência a algumas coisas, tem lógica toda dele. Se não entendermos e percebermos isto, seremos tragados.
O mundo privilegia o endividamento, o descontrole, a falta de planejamento, a falta de disciplina, a prepotência, a arrogância, a falta de dedicação, a preguiça, a falta de responsabilidade e coloca a família em segundo plano.
Em uma família desestruturada, o diabo trabalha com mais facilidade. Ele fica o tempo todo tentando tragar os filhos. E na maioria das vezes não conseguimos entender e perceber esta situação toda e muitos são tragados por isto.
A respeito do planejamento financeiro na família, devemos observar algumas questões.

1º – Atitude / decisão

Em provérbios 14.23 diz: “Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam a penúria”.
Tem gente que fica só nas palavras. Precisamos planejar a vida de nossa família fugindo da lógica que está sendo imposta. Não tomarmos atitudes, vamos ficar em meras palavras que nos levam a penúria.

2º – Responsabilidade

Em 1 Timóteo 5.8 diz: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior que o descrente”.
A família é o patrimônio de Deus. Ela está nos dando uma procuração para tomar conta de uma família e temos que ter a consciência da responsabilidade que nos foi outorgada pelo Senhor. Quando o Espírito Santo nos incomoda mostrando os nossos erros, e não fazemos nada, estamos traindo a confiança do Senhor. Quando nos endividamos e deixamos de dar o melhor para a nossa família, estamos sendo negligentes. Devemos procurar dar o melhor para a nossa família.

3º – Unidade

Em Gênesis 2.14 diz: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
A família é responsabilidade do homem e da mulher. Infelizmente muitos homens, frutos de uma sociedade machista, querem deixar a mulher em segundo plano Está errado! E muitas mulheres não querem assumir a sua posição. Todas as decisões da família tem que ser tomadas pelos dois. Todas estas decisões afetarão a família.
Um item que causa grande polêmica entre os casais é a conta conjunta. As pessoas querem se casar, mas continuar financeiramente solteiras. A conta conjunta pode ser considerada uma das grandes provas de confiança do homem e da mulher. Muitos quere continuar com contas próprias por apego ao seu dinheiro. E quando a pessoa não junta a sua conta, não consegue prosperar, nem ajuntar dinheiro. Financeiramente, marido e mulher são também uma só carne.

4 º – Planejamento

Em Lucas 14.28 diz: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”
Quando o construtor não faz uma estimativa correta, ela pode ficar inacabada. Será que a nossa família pagará um preço por não sabermos o custo correto de saber lidar com ela? José mandou guardar um quinto. Por quê? Isto porque se não fixarmos um valor, não conseguiremos guardar. As pessoas têm que fixar valores e objetivos a a serem conquistados. Quando você pode guardar da sua produção mensal para projetos da sua família? Quais projetos você tem? Aonde você quer chegar daqui a um ano, ou mais? Essa produção mensal está azul, ou vermelha? Esta é a diferença daqueles que conseguem e daqueles que não conseguem! A vida não vai te levar a lugar algum, se você não planeja a vida. É necessário estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, e seguir cada coisa na sua ordem.
Temos que tomar a atitude de mudar e fazer. Ninguém nasceu como um grande planejador, mas você pode ser um. Planejar não é algo natural, precisamos ter um comportamento voltado para isto. Para isso, tenha força de vontade, não desista e não desanime.

5º – Ação

Em Provérbios 13.4 diz: “A alma do preguiçoso deseja”. Imagine se Faraó não tivesse feito nada do que José tinha falado. A situação ideal não existe. Não espere! Comece! Seja uma pessoa ativa, pronta, rápida, aplicada e trabalhadora. O diligente semeia e na colheita é recompensado. O fruto do seu trabalho aparece, mas o preguiçoso fica esperando a solução ideal. Se demorarmos muito, o tempo passará, e não terá volta. Muitos vão procurar o socorro, no tempo errado. Se deixar passar o tempo, não conseguirá sobreviver.
O dia tem 24 horas, podemos disperdiçá-lo ou aproveitá-lo ao máximo para nossa família. Se decidirmos ter um comportamento pró-ativo, teremos sucesso, pois nada na vida se consegue, sem perseverança, sem trabalho, sem planejamento, sem esforço… Se alguém está esperando ter sucesso na vida familiar tem que ter estes elementos. Decidamos sair da inércia, mudemos de comportamento, busquemos um tempo melhor.
Por, Márcio Motta.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Doutrina dos Batismos

Cultos de Ensino Bíblico Pr Eliiel Amaral Soares Doutrinas da Nossa Fé ( Cremos )

CULTOS DE ENSINO BÍBLICOS DOUTRINA DO BATISMO BÍBLICO
O Conceito de Batismo Textos – Mateus 28.18-20; Marcos 16.16; Atos 2.38; Romanos 6.3-7
Introdução: O que significa o Batismo?
Quando falamos sobre batismo, é importante entender alguns aspectos. Existem três esferas às quais pode pertencer uma pessoa. Em Efésios 4.4-6 vemos: Um círculo grande que abrange toda a humanidade, para a qual há um só Deus e Pai (Pai no sentido de Criador), incluindo todos os homens. Um círculo menor, (um Senhor, uma fé, um batismo), a esfera à qual pertencem todos os que são batizados com um batismo cristão, ou seja, passam a levar sobre si o nome de Cristo, reconhecendo-O como autoridade (Senhor), mesmo sem se sujeitarem a Ele, e incluídos numa só fé, no sentido de crença na existência de Jesus. Este círculo inclui toda a cristandade, tanto os falsos como os verdadeiros. Um círculo menor ainda (um corpo, um Espírito e uma esperança), a esfera à qual pertencem os salvos, verdadeiros crentes em Jesus. O batismo introduz a pessoa no segundo círculo. Tendo isto em mente, vamos encontrar nas Escrituras diferentes tipos de batismo:
1. Batismo no Mar 1 Coríntios 10.1-2
2. Batismo na Nuvem 1 Coríntios 10.1-2
3. Batismo de Moises 1 Coríntios 10.1-2
4. Batismo de Purificação do Velho Testamento Hb 9.10
5. Batismo de Purificação das Seitas Judaicas, Mc 7.4 Lc 11.38.
6. Batismo do Arrependimento – João Mc 1.1-5; At 19.1-7.
7. Batismo com Espirito Santo e c Fogo Marcos 1.9-8; Atos 1.5; 2.1-4; 11.16 Mateus 3.1-12; Lucas 3.15-17
8. Batismo pelo Espirito Santo I Co 12.
9. Batismo dos Proselitos, Mt 23.15; At 2.11;6.5;13.
10. Batismo pelos Mortos 1 Coríntios 15.29
11. Batismo do Sofrimento Marcos 10.38-39; Marcos 14.36; Lucas
12.50
12. Batismo Cristao Mateus 28.18-20; Marcos 16.16; Atos
2.38; Romanos 6.3-7

Sermões Vivos

http://www.vivos.com.br/10.htm
 
Aborto, um Pecado
   ::  Aborto: O quê a Bíblia diz?
   ::  Aborto à luz da Bíblia
   ::  Adultério
   ::  Artes Marciais
   ::  Astrologia
   ::  Astrologia: O quê a Bíblia diz?
   ::  Baralho, jogos de cartas
   ::  Batalha Espiritual
   ::  Bebida Alcoólica é conveniente ?
   ::  Bíblia  satânica
   :: 
Brasil Evangélico
   ::  Bruxaria para Crianças
   ::  
Capitalismo Evangélico
   ::  Capoeira
   ::  Carnaval à luz da Bíblia
   ::  Código da Bíblia, verdadeiro?
   ::  Conhecendo a Jesus
   ::  Conhecendo a Deus
   ::  Compositor do Reino de Deus
   ::  Corpus Christi
   ::  Cristais, há poder ?
   :: 
Dança na Igreja
   ::  Decepções: Como vencê-las?
   ::  Depressão: como sair?
   ::  Drogas, uma opção na vida?
   ::  Ecumenismo, o quê é?
   ::  Ecumenismo: Quais os rumos?
   ::  Empregados Santos
   ::  Empregadores Santos
   ::  Esoterismo é perigoso!
   ::  Festas Juninas
   ::  Filhos & Pais
   ::  Filhos: Honre os teus pais!
   ::  Fotos do Tabernáculo
   :: 
Games, RPGs, etc.
   ::  Greve, Desobediência ? 
   :: 
Halloween, comemorar ?
   :: 
Halloween II
   :: 
Halloween III
   ::  
Harry Potter, inofensivo ?
   :: 
Hipnose: Porta para o ocultismo
   ::  Homossexualismo
   ::  
Homossexualismo II
   ::  Igreja & Dinheiro: Visão Bíblica
   ::  
Impostos, paga-se?
   ::  Inferno: Um mito?
   ::  Internet  sem fronteiras !
   ::  
Israel: Espiritual !
   ::  Inveja
   ::  
Jogos de Azar
   :: 
Lascívia na Igreja
   ::  Líderes Íntegros!
   ::  
Louvor: Hoje
   :: 
Louvor: Adoradores ou artistas
   :: 
Louvor: Músico segundo Cristo
   ::  Maledicência, o quê é?
   ::  Marido não crente: O que fazer?
   :: 
Masturbação, Pecado!
   ::  Materialismo na Igreja
   ::  Mercado e Espiritualidade
   ::  Mexerico: Diga não!
   ::  Missões Urbana: O preparo
   ::  Música Secular, edifica ?
   ::  Músico do Reino de Deus
   ::  Namoro Cristão
   :: 
Namoro misto, pecado?
   ::  
Namorar, ficar ou transar ?
   ::  Natal
   ::  
Natal II
   ::  Nova Era: História
   ::  
Nova Era: O Movimento
   ::  
Nova Era: O que é ?
   ::  
Nova Era: Símbolos
   :: 
Novelas & filmes
   ::  O sofrimento de cada dia
   ::  Orkut: Bênção ou Maldição?
   ::  Pais: Como criar os Filhos!
   ::  Pais: Cuidado com a preferência
   ::  Pais: Os deveres dos pais
   ::  Pais: Qual a diversão dos filhos?
   ::  Pais & Filhos: Amigos !
   ::  Pais & Filhos: Servos !
   ::  
Páscoa
   :: 
Páscoa II
   ::  Páscoa III
   :: 
Pastora é Bíblico?
   ::  Pastores: Nãs toqueis...
   ::  Perdão
   :: 
Piercing e Tatoo I
   :: 
Piercing e Tatoo II
   ::  Pirataria, produtos falsificados
   ::  Pornografia
   ::  Problemas Financeiros:  há saída!
   ::  Prostituição
   ::  Reencarnação à luz da Bíblia
   :: 
Runas
   ::  Salvação: Agora é o tempo!
   ::  Seitas
   ::  
Sexo, apenas no casamento
   :: 
Simpatia é pecado!
   :: 
Sorte & Superstição
   ::  Superstição é sedutora!
   :: 
Tarô

   ::  Tv & Criança: Final Infeliz
   ::  Virgindade é bênção!
   ::  Yoga e a vida cristã

Sermoes e Mensagens

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sentido de Urgência: Essencial, Importante e Acidental

Sentido de Urgência: Essencial, Importante e Acidental
A organização de tarefas classificando-as como urgentes ou importantes é uma das mais conhecidas técnicas de administração do tempo conforme o "Princípio Eisenhower". O conceito, conhecido como Princípio Eisenhower, foi reproduzido pelo Dr. Stephen R. Covey em seu famoso livro: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O Cristão Pode Fazer Greves e Manifestações?

O Cristão Pode Fazer Greves e Manifestações?
Quando somos colocados em dificuldades em relação aos nossos direitos de ir e vir, comprar e vender, entrar e sair, e especialmente no que concerne aos nossos supostos direitos no trabalho; quando esses direitos nos são tirados ficamos furiosos. Não é mesmo?
Temos visto muita insubordinação civil, greves, protestos e manifestações no dia-dia. Cada cristão deve olhar para a o Seu líder, Jesus Cristo, em relação a manifestações e greves. Como Jesus resolveu os conflitos na sua época?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Verdades do Cristianismo; Esquecidas e Mal Interpretadas

Verdades do Cristianismo; Esquecidas e Mal Interpretadas
Os cristãos tomam a Bíblia Sagrada como única regra de fé e conduta para o seu viver diário. Eles têm Jesus Cristo como o Personagem central da fé que dizem professar. Os cristãos, em geral, são unânimes em aceitar que a salvação é concedia unicamente pela graça Divina e recebida pela fé humana. Acreditam e pregam que o sangue de Jesus é o agente purificador dos seus pecados. Até aqui parece que adventistas, católicos, batistas, pentecostais, mórmons, testemunhas de jeová, e outros cristãos estão de acordo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Calamidades Naturais. Atos de Deus ou de Satanás?

Ao tentarmos compreender o papel de Deus nas calamidades naturais, devemos nos precaver contra a armadilha forjada por Satanás, no sentido de que os desastres dos últimos dias provêm de um Deus insultado e irado. É exatamente assim que Satanás tem pintado a Deus desde o Éden, e antes mesmo. Milhões de pessoas hoje, em nosso planeta, assim o creem. Entretanto, de acordo com a Bíblia, estamos nas últimas horas do Conflito Cósmico, o Grande Conflito, que contaminou o Universo desde que “houve peleja no céu” (Apocalipse 12:7).

Mensagens e Sermoes

PREGAÇÕES:

Sermoes

Três portas para a Felicidade

Três portas para a Felicidade
-Tema: MOTIVACIONAL Lamentações 3.21-26 -Introdução: Todas as pessoas estão em busca da felicidade. Como alguém que procura algo que está bem perto ou até diante dos olhos, mas não consegue ver porque está muito concentrado procurando, assim a...
0

Como ler a Bíblia?

Como ler a Bíblia?
-Tema: ESTUDO BÍBLICO “Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” I Timóteo 4.13 -Introdução: O problema da leitura, não se refere apenas às Escrituras. Vivemos um tempo de escassez de leitores. Infelizmente se torna cada...
0

Os três MUNDOS

Os três MUNDOS
-Tema: ESTUDO BÍBLICO “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu” João 1.10 -Introdução: A palavra ‘mundo’, no original grego é o termo cosmo. O sentido original é “ordem, arranjo, ornamento, adorno”1....
0

Como Interpretar a Bíblia?

Como Interpretar a Bíblia?
-Tema: ESTUDO BÍBLICO “examinai as Escrituras” João 5.39 -INTRODUÇÃO: A Bíblia é autoexplicativa. Um texto explica o outro. Às vezes é preciso reler um mesmo texto repetidas vezes até descobrir seu significado. Mas o a explicação está ali, basta...
2

A Missão do Consolador

A Missão do Consolador
-Tema: ESPÍRITO SANTO “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” João 16.7 -Introdução: Quando Jesus fala do Consolador, usa a palavra...
0

Estudos sobre PERSONAGENS Bíblicos

Estudos sobre PERSONAGENS Bíblicos
Para quem deseja conhecer a Palavra de Deus é muito importante estudar sobre as principais personalidades das Escrituras. Abaixo temos uma lista de links de Estudos Bíblicos e Pregações sobre Personagens Bíblicos: Adão Abraão Agar Barnabé Dalila Daniel Davi Dorcas Elias...
0

Dimensões do Fruto do Espírito

Dimensões do Fruto do Espírito
-Tema: ESPÍRITO SANTO Gálatas 5.22,23 -Introdução: Por que um fruto e não um cereal ou legume? O fruto é algo natural e nunca artificial. Uma fruta madura está pronta para ser comida a qualquer momento e em qualquer lugar. Também traz prazer alé

Os três MUNDOS

“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceuJoão 1.10
-Introdução: A palavra ‘mundo’, no original grego é o termo cosmo. O sentido original é “ordem, arranjo, ornamento, adorno”1. Certamente todos estes predicativos serviam para admirar a beleza de toda a criação de Deus.
A palavra cosmo, ou mundo é citada 74 vezes no evangelho de João. Isso mostra que havia conceitos importantes a respeito do mundo. A compreensão destes conceitos nos ajuda compreender melhor o plano de salvação, bem como o meio em que vivemos.
Em que mundo você está?
Vejamos os com três significados diferentes da palavra cosmo ou mundo:

1- UNIVERSO: João 1.9 “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”.
O cosmo pode ser entendido com tudo o que existe. Este é o mundo criado ou a natureza ao nosso redor. Este é o sentido prático ou literal da expressão mundo, referindo-se ao planeta terra e tudo que é visível2.
Jesus Cristo veio ao mundo, universo criado por Ele mesmo (Colossenses 1.16), para viver entre nós como “primogênito de toda a criação (Colossenses 1.15).
O cosmo físico é o ambiente em que vivemos. Contudo não podemos viver apenas num mundo material. Existe muito mais que isso tudo o que é visível. Quem vive apenas materialmente, está no cosmo físico apenas, sem perceber a realidade espiritual.
Jesus veio ao mundo terreno!
2- HUMANIDADE: João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
O cosmo também pode ser compreendido no sentido social, como o ser humano em geral. Este é o sentido principal do cosmo, quando enfatiza as vidas de pessoas criadas e amadas por Deus.
Jesus veio para ser a “luz do mundo” (João 9.5), ou seja, para iluminar a humanidade com a luz de Deus. Quem conhece a Jesus recebe esta luz e se torna como Cristo quando disse: “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14).
O cosmo social ou humano é a vida que temos com sentimentos, relacionamentos e vontades. Ser humano é estar limitado, mas sempre querendo mais. Quem vive apenas no cosmo humano, muitas vezes sofre decepções (João 16.33). Precisamos despertar para entender que nosso mundo, ou vida terrena, foi redimida por Cristo na cruz.
Jesus salva o mundo humano!
3- SISTEMA: I João 2.15 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.
O cosmo também pode ser interpretado no sentido ético, como um sistema do mundo, as influências que estão ao nosso redor. Este é o sentido pejorativo dado à palavra mundo e muito enfatizado pelo apóstolo João. As palavras: mundano e mundanismo vêm deste significado sobre o “mundo de iniquidade” (Tiago 3.6).
Em sua oração sacerdotal, Jesus orou ao Pai que “não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal (João 17.15). A partir do momento que aceitamos a Cristo, não somos mais deste mundo de pecado (João 17.16), embora tenhamos que conviver neste mundo temporal (João 17.11).
Quem vive apenas no cosmo temporal, está influenciado pelos valores éticos deste mundo que não tem paz (João 14.27), não tem amor (João 15.18,19), mas há trevas (João 3.19). Quando somos salvos deste mundo de perdição, logo somos enviados para pregar ao mundo a palavra de Salvação (João 17.18).
Jesus transforma o mundo perdido!
Jesus é o Salvador do mundo!
-Conclusão: João 3.17 “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo [universo], não para que julgasse o mundo [sistema], mas para que o mundo [humanidade] fosse salvo por ele”.
Os três sentidos da palavra cosmo, nos ensina sobre o plano salvador de Cristo, que abrange o cosmo por completo. Deus quer salvar sua criação, transformar a sociedade e resgatar a vida humana do pecado e perdição.
Não viva apenas neste mundo terreno, apenas existindo fisicamente. Nem pense que o mundo é tudo o que te encanta e te dá prazer. Saiba que no seu mundo, em seu viver, existe um Deus que ama e te salva.
Deus ama o mundo!
______________________________
1 VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2006 – 7ª edição. 
2 STONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2272.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.