Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Assembly of God

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA
 


ATOS 20.28
“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus não moldou nenhuma organização, ou liderança cristã, detalhada. Mas, com uma promessa concernente ao Consolador que havia de vir, ele deu a entender que os apóstolos seriam guiados em toda a verdade com relação a assuntos, como por exemplo, a organização da liderança cristã. Na verdade, o que Cristo fez foi sublime – ele fez da Igreja um organismo vivo.

1. UMA LIDERANÇA ESPIRITUAL
A liderança da Igreja é antes de tudo espiritual. O Novo Testamento fala de líderes como os “que presidem sobre vós no Senhor” (1 Ts 5.12). Deus escolheu governar o seu povo de forma cooperativa. Os seus ministros são constituídos embaixadores que, da parte de Cristo, exercem suas atividades (2 Co 5.20; 1 Ts 4.8; 1 Co 3.9).
Apesar de não ser a preocupação maior, a ordem na Igreja, através da liderança, deve ser mantida para que a fé, o amor e a esperança possam florescer.

2. PASTORES E MESTRES
O Novo Testamento fala com frequência dos pontos essenciais desta liderança na igreja local. Em Atos 20, Paulo convoca os presbíteros de Éfeso para encontrar-se com ele em Mileto, onde lembra-os do seu ministério e encarrega-os da supervisão espiritual da igreja de Éfeso (At 20.28).
Este versículo importante nos fala muitas coisas sobre a liderança nas primeiras igrejas locais. Primeiro, esses homens serviram por indicação divina. Foi o Espírito que os constituiu supervisores. O ministro do evangelho deve sempre sentir a mão de Deus em sua escolha para o serviço. Existe algo sobrenatural no seu chamado (Hb 5.4). Segundo, Atos 20.28 indica que os líderes espirituais da igreja eram chamados anciãos ou supervisores (bispos) ou pastores. A mesma posição podia ser designada por qualquer dos termos. A designação provavelmente mais reveladora de um ministro do evangelho é pastor, em vista da ideia do pastor e suas ovelhas estar profundamente arraigada na linguagem e simbolismo da Bíblia.

3. AS RESPONSABILIDADES DO PASTOR
Atos 20.28 mostra-nos que as responsabilidades do líder espiritual da congregação se divide em três setores principais.
A primeira responsabilidade do pastor é ser um exemplo para o rebanho. Esta nota soa em quase todas as passagens tratando da liderança na Igreja (1 Pe 5.1-3).

A segunda responsabilidade do pastor é administrar o rebanho. Este tipo de supervisão do rebanho exige que o pastor conheça as suas ovelhas. Ele deve caminhar com elas pelos vales e adversidades da vida. Peter T. Forsyth disse: “É preciso conviver com as pessoas para conhecer seus problemas, e viver com Deus para resolvê-los!”[1]
A terceira responsabilidade do pastor é alimentar o rebanho. Isso envolve o que o Novo Testamento considera como o trabalho “na palavra e na doutrina” (1 Tm 5.17; cf. At 6.1-6). Em nossos dias, isso significa que ele deve estudar a Bíblia durante toda a sua vida e possuir a habilidade necessária para transmiti-la eficazmente ao seu povo.

CONCLUSÃO
A Igreja é uma comunhão entre irmãos, uma família, um corpo e um rebanho. Todos os membros desta família são cuidados e liderados por um pastor. Ele é o responsável em velar pelas suas almas, como aquele que prestará contas ao supremo pastor (Hb 13.17; 1 Pe 5.4).
Que Deus ajude seus obreiros nesta gloriosa tarefa. Que o Senhor da seara continue levantando trabalhadores dedicados à causa!



[1] Forsyth, Peter T. Cure of Souls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário