Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quinhentos Esboços de Mensagens

500 ESBOÇOS DE MENSAGENS BIBLICAS OBJETIVAS. GRATIS

ACOMPANHE OS ESBOÇOS DE MENSAGENS BÍBLICAS QUE TODOS OS DIAS VAMOS POSTAR. ESSE TRABALHO É UMA FERRAMENTA PARA TODOS AQUELES QUE ALMEJAM EM SEUS CORAÇÕES O DESEJO ARDENTE DE PREGAR A PALAVRA DE DEUS.
Vamos começar pela ordem decrescente todos os E.M.B.O 

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 473
Postagem do dia 11/05/2014

TEMA: ALIMENTANDO AS OVELHAS OU DIVERTINDO OS BODES? 
TEXTO: Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
INTRODUÇÃO: Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixará de perceber. Durante as últimas décadas, esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento, até que toda a massa fique levedada. O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo. A igreja abandonou a pregação ousada, como a dos puritanos; em seguida, ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte, começou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de ganhar as multidões.
 I. MINHA PRIMEIRA CONTENÇÃO É ESTA:
As Escrituras não afirmam, em nenhuma de suas passagens, que prover entretenimento para as pessoas é uma função da igreja. Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor Jesus não falou sobre ela? “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15) — isso é bastante claro. Se Ele tivesse acrescentado: “E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do evangelho”, assim teria acontecido. No entanto, tais palavras não se encontram na Bíblia. Sequer ocorreram à mente do Senhor Jesus. E mais: “Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Ef 4.11). Onde aparecem nesse versículo os que providenciariam entretenimento? O Espírito Santo silenciou a respeito deles. Os profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque recusavam-se a fazê-lo? Os concertos de música não têm um rol de mártires.
Novamente, prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e de seus apóstolos. Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo? “Vós sois o sal”, não o “docinho”, algo que o mundo desprezará. Pungente e curta foi a afirmação de nosso Senhor: “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Lc 9.60). Ele estava falando com terrível seriedade! Se Cristo houvesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores. Não O vejo dizendo: “Pedro, vá atrás do povo e diga-lhe que teremos um culto diferente amanhã, algo atraente e breve, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo, Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!” Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los. Em vão, pesquisaremos as cartas do Novo Testamento a fim de encontrar qualquer indício de um evangelho de entretenimento.
 II. A MENSAGEM DAS CARTAS É:
ü Retirai-vos,
ü Separai-vos,
ü Purificai-vos!
Qualquer coisa que tinha a aparência de brincadeira evidentemente foi deixado fora das cartas. Os apóstolos tinham confiança irrestrita no evangelho e não utilizavam outros instrumentos. Depois que Pedro e João foram encarcerados por pregarem o evangelho, a igreja se reuniu para orar, mas não suplicaram: “Senhor, concede aos teus servos que, por meio do prudente e discriminado uso da recreação legítima, mostremos a essas pessoas quão felizes nós somos”. Eles não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes. Espalhados por causa da perseguição, foram a muitos lugares pregando o evangelho. Eles “transtornaram o mundo”. Essa é a única diferença! Senhor, limpe a igreja de todo o lixo e baboseira que o diabo impôs sobre ela e traga-nos de volta aos métodos dos apóstolos.
  
III. POR ÚLTIMO, A MISSÃO DE PROVER ENTRETENIMENTO FALHA EM CONSEGUIR OS RESULTADOS DESEJADOS.
Causa danos entre os novos convertidos. Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical. Levante-se e fale o alcoólatra para quem o entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão! A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz convertidos verdadeiros. A necessidade atual para o ministro do evangelho é uma instrução bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra, assim como o fruto procede da raiz. A necessidade de nossa época é a doutrina bíblica, entendida e experimentada de tal modo, que produz devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.
 


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 474
Postagem do dia 22/04/2014

      Tema: Sementeira e ceifa
Texto: 1 Coríntios 15.58
I– O que devemos semear: a palavra. Mc 4.14
II– Quanto devemos semear: muitas vezes. Sl 126.5
III– Onde devemos semear: em todos os lugares. Is 32.20
IV– Quando devemos semear: em todo tempo.Ec 11.6; 2 Tm 4.2
V– Semeamos sem olhar para as circunstâncias adversas. Ec 11.4
VI– Nós ceifaremos com jubilo. Sl 126.5,6
VII– A recompensa do ceifeiro será grande. Jo 4.36

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 475
Postagem do dia 12/04/2014
Tema: Por que Jesus, não desceu da cruz?
 Texto: Mateus 27.40 
I – A grande multidão clamava. Mt 27.40b
... Se és filho de Deus, desce da cruz
II – Os soldados clamavam. Lc 23.27
“... Se tu és o Reis dos judeus salva-te a ti mesmo...”.
III – O malfeitor clamava. Lc 23.39
... Se tu és o Cristo, Salva-te a ti mesmo e a nós”.
IV – O que manteve Cristo na cruz?
1.   Não foi a falta de um amigo. Mt 26.53
2.   Não foi a fraqueza humana. Jo 10.18
V – Mas foram estes laços
1.   Os nossos pecados. Is 53.5, Gl 3.13
2.   O amor de um Salvador. Gl 2.20
3.   Regeneração; a vontade divina. Mt 26.42
4.   Lealdade ao propósito eterno. Gn 3.15
 

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 476
Postagem do dia 01/04/2014

Tema: Os cinco passos que levam o
                homem à queda espiritual
 Texto: Gênesis 1.12   
Introdução. Lendo o livro de Gênesis 3.1-12, vemos de modo bem claro os passos gradativos que levaram o primeiro casal ao fracasso espiritual. São eles:

I – Olhou. Gn 3.6a
“Vendo a mulher que o fruto da arvore era boa para se comer e agradável aos olhos”.
II – Desejou. Gn 3.6b
“Árvore desejável para dar entendimento”.
III - Tomou. Gn 3.6c
“Tomou do seu fruto”.
V - Comeu. Gn 3.6d
“Tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.
V – Morreu. Gn 2.7
“No dia que dela comeres, certamente morreras”.
 
MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 477
Postagem do dia 27/03/2014


Tema: Os grandes toques de Deus
                 Texto: Isaias 6.7
“E com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e tua iniqüidade foi tirada e purificado o teu pecado”.
I – O toque da bênção
      . Jacó. Gn 32.25
II – O toque da cura
       . O leproso. Lc 5.15
III - O toque da revelação
        . João. Ap 1.1-20
IV – O toque da visão
        .Daniel. Dn 9.21; 10.7
V – O toque da purificação
       .Isaias. Is 6.7
VI. O toque da chamada
      .Isaias. Is 6.8


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 478
Postagem do dia 18/03/2014 
Tema: O fim vem sobre os quatro cantos da terra.
 Texto: Atos 13.2
I– Aumento dos falsos profetas e da transigência dentro da igreja. Mt 24.4,5, 10, 11,24; Lc 18.8.
II– Aumento do crime e desrespeito a lei de Deus. Lc 17.26-30; 2 Tm 3.1-8
III– Aumento de guerras, fome e terremotos. Mt 24.6-8; Lc 21.9
IV– Perseguições mais severa ao povo de Deus.Mt 10.22,23
V– Aqueles que se mantiverem firmes serão salvos. Mt 24.13
VI– O evangelho será pregado no mundo inteiro. Mt 21.13
VII– O Espírito será derramado sobre os quatro cantos da terra sobre o povo de Deus. At 17.21

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 479
Postagem do dia 12/03/2014


Tema: Na casa do oleiro
Texto: Jeremias 18.1-6 
Introdução: Jeremias foi enviado á casa do oleiro para receber ensino demonstrativo. Formigas e lírios devem ensinar preguiçosos e preocupadosrespectivamente. Assim Jeremias estava preparado para deixar-se instruir por um simples oleiro. Aproximou-se e viu, como este vaso estragou. Vamos observar algumas particularidades deste retrato:



I– O barro é a casa de Israel, que foi tirado do Egito e levado para Canaã.

 Também nós fomos tirados da terrível fossa deste mundo e transferido para o reino da graça, para o Senhor nos moldar como seus vasos. Barro é o material de uso mais comum. Nós, que somos suas criaturas, fomos formados do barro, e um dia o nosso corpo voltará a ser pó. Portanto, não há muito em nós, para nos gloriarmos.


II– A roda é a ferramenta sobre a qual o vaso é moldado. Nós somos em suas mãos, como o barro nas mãos do oleiro. Porém todo barro é moldável. Será que muitas vezes não somos como Israel? Rebeldes e por isso fracos como vasos? E será que recuamos, quando Ele nos amassa com força como o oleiro faz com o barro? Rm 8.28

III– O Senhor, compara-se com um oleiro.Portanto existem melhores possibilidades, para que nos tornemos vasos de bênçãos úteis para Ele. 1 Pe 5.10; 2 Tm 2.20,21

IV– O vaso estragou-se nas mãos do oleiro.Assim Israel foi afastado do Deus vivo em virtude de sua incredulidade. Hb 3.12, em todos os lugares temos esse retrato diante de nós; vasos estragados. Você ou eu somos um destes?

O que nós poderíamos ser, se somente permitíssemos que ele nos moldasse? Deus tomara Israel novamente sobre a roda para fazer dele o grande povo da bênção conforme sua promessa.
 

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 480
Postagem do dia 06/01/2014

Tema: Subiu com eles uma mistura de gente.
Texto: Êxodo 12.38; Nm 11.4,5
Introdução: Na saída do Egito, segundo os historiadores, essa mistura de gente também chamada de populacho, acompanharam o povo de Israel pela sua curiosidade, porque eram aventureiros.
I – E o populacho que estava no meio deles, veio a ter grande desejo. Nm 11.4
1.    Influenciaram o povo ao pecado. Nm 11.5
2.    Influenciaram o povo contra Deus. Nm 11.6
3.    Influenciaram o povo contra Moisés. Nm 11.10
II – O povo perde o paladar de ovelha. Nm 11.4,5
1.    Quem nos dará carne? vs 4
2.   A nossa alma se seca. vs 6
3.   Coisa nenhuma há senão este maná? vs 6
OBS: Coisa triste é ver o povo que compartilhou de tantas maravilhas de Deus,  perder a visão, e a comunhão divina. Dt 32.6


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 481
Postagem do dia 05/01/2014

Tema: Põe azeite no vaso
                       Texto: 2 Reis 4.4
Introdução: Põe azeite no vaso é literalmente uma ordem de Deus. O verbo por ou encher é conjugado na ordem imperativa. No novo testamento temos ordens semelhantes a esta. Jesus disse: “Encham de água estas talhas”.Jo 2.7

I – O que é por azeite no vaso?
1.    Por azeite no vaso é literalmente pegar e pôr azeite dentro de uma vasilha. Samuel encheu o chifre de azeite.
2.    O chifre na bíblia é símbolo de poder e grandeza. Ap 5.6
3.   O chifre era utilizado na fabricação de trombetas. Js 6.4-20
II– Por azeite no vaso é render-se aos pés de Jesus e chegar-se a Ele com coração contrito. O irmão Tiago fala:
Chegai-vos a Ele, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Tg 4.8
III – O vaso em que se deve por azeite.
Em 2Timóteo 2.20, fala de seis tipos de vasos. Vejamos em ordem cronológica, tipos de vasos que a bíblia menciona:
1.    Vaso de barro. 2 Co 4.7
2.    Vaso de madeira. 1 Tm 2.20
3.    Vaso de prata.
4.    Vaso de ouro.
5.    Vaso de honra. Rm 9.21
6.    Vaso de desonra.
7.    Vaso de ira. Rm 9.22
8.    Vaso quebrado. Sl 31.12
9.    Vaso de misericórdia. Rm 9.23
10.    Vaso sujo.
11.    Vaso limpo.
12.    Vaso feio.
13.    Vaso bonito.
14.    Vaso pequeno.
15.    Vaso grande.
16.    Vaso despreparado
17.    Vaso preparado.
18.    Vaso seco.
19.    Vaso cheio, transbordando de glória.
20.    Vaso emborcado.
21.    Vaso desemborcado.
Quem sabe você esteja como aquela viúva, que perdeu todos os recursos, se senti derrotado, falido, sem forças para continuar. Eu te digo: Põe azeite no vaso como fez aquela mulher e receba os milagres de Jesus.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 482
Postagem do dia 29/12/2013


Tema: Em que monte você está?
                 Texto: Miquéias 2.7-10
1.    O monte Carmelo.
O monte da dúvida. 1 Re 18.20,21
2.    Monte Ararate.
O monte do repouso. Gn 8.4
3.    Monte Getsêmani.
O monte da angústia. Mt 26.36-38
4.    Monte Ebal.
O monte da maldição. Dt 27.11-26
5.    Monte Gerizim.
O monte da bênção. Dt 28.1-14 
6.    Monte das Oliveiras.
O monte da oração. Lc 22.39,40
7.    Monte Moriá.
O monte da provação. Gn 22.2
8.    Monte Pisga.
O monte da visão. Dt 34.1
9.    Monte Orebe.
O monte de Deus. Ex 3.1
10.          Monte Hermom.
O monte da transfiguração. Mt 17.1


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 483
Postagem do dia 24/12/2013


Tema: Cinco tipos de irmãos que

           congregam na igreja.

               Texto: 1 Coríntios 3.1; 11.30

I– Irmão espiritual. 1 Co 13.11

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

II– Irmão carnal. Hb 5.12

Com efeito, devendo já ser mestre, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido”.

III– Irmão fraco. Ef 4.14

Para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento da doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro”.

IV– Irmão doente. Mc 2.17ª
Tendo Jesus ouvido isto, disse-lhes: os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes...”.
V– Irmão que dorme. Ef 5.14
Pelo que diz: desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”.
Os que dormem não tem nenhuma expectativa na vida espiritual.
   

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 484
Postagem do dia 19/12/2013 
            Tema: 5 coisas que Deus preparou
                       por causa de Jonas
           Texto: Jonas 1-4

I– A tempestade. Jn 1.4

Com ela, Deus o despertou, para que ele despertasse os seus próximos do sono do pecado.

II– O grande peixe. Jn 2.1

Que devia engoli-lo, para salvar a tripulação, porém, também em sentido simbólico a Jesus que foi sepultado no ventre da terra, para depois ressuscitar, para salvar a toda a humanidade.

III– A planta maravilhosa. Jn 4.6

Deus nos dá ânimo e conforto na hora certa e com a melhor intenção, porém devemos cuidar para que tal planta não vire um “ídolo”!

IV– O verme. Jn 4.7

Também esta criação da mão do Senhor tinha uma tarefa para cumprir. Lembremo-nos do grande número de insetos e ervas daninhas que prejudicam os campos e os jardins. Com isto Deus também tem seus propósitos. Gn 3.17,18

V– O vento oriental. Jn 4.8

O que falamos dos insetos e das ervas daninhas refere-se também ao tempo, tudo devia servir para educação de Jonas, principalmente para humanidade pecaminosa.

Deus proporciona várias situações para que o homem venha ao arrependimento, e, portanto devemos avaliar a situação dos profetas que estão como Jonas relutando contra a obra de Deus.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 485
Postagem do dia 13/12/2013
Tema: Por que Jesus, não desceu da cruz?
       Texto: Mateus 27.40
I – A grande multidão clamava. Mt 27.40b
... Se és filho de Deus, desce da cruz
II – Os soldados clamavam. Lc 23.27
“... Se tu és o Reis dos judeus salva-te a ti mesmo...”.
III – O malfeitor clamava. Lc 23.39
... Se tu és o Cristo, Salva-te a ti mesmo e a nós”.
IV – O que manteve Cristo na cruz?
1.   Não foi a falta de um amigo. Mt 26.53
2.   Não foi a fraqueza humana. Jo 10.18
V – Mas foram estes laços
1.   Os nossos pecados. Is 53.5, Gl 3.13
2.   O amor de um Salvador. Gl 2.20
3.   Regeneração; a vontade divina. Mt 26.42
4.   Lealdade ao propósito eterno. Gn 3.15





Tema: Bênçãos onde menos esperamos
             Texto: Genesis 45.1-8

Introdução: Aos olhos humanos, é impossível aceitar uma situação constrangedora para haver uma viva esperança de bênção na vida do crente. Deus muitas vezes nos coloca diante de provações difíceis para nos dar grandes lições de vida.
I– José não imaginava que a sua prisão lhe levaria ao governo do Egito. Gn 45.1-8
II– As perdas de Jó terminaram em bênçãos dobrada. Jo 42.10-17
III– A blasfêmia de Golias levou Davi a honra.1 Sm 17.42-46
IV– O espinho na carne de Paulo trouxe nova graça. 2 Co 12.7-10
Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor” vs 10ª

  
MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°487

TEMA: Ventos contrários na vida do  Missionário
TEXTO: Atos 27.4,13,14
I. VENTOS CONTRÁRIOS NA VIDA DE JONAS

JONAS 1:3-4

3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.



1.    Quando Ele não vai à frente guiando e dirigindo, vai atrás disciplinando. 

2. Ele usa a natureza para conspirar contra nossa desobediência.



QUEM FOGE DESSE 7 VEZES:

1 - desce para o porto,

2 - desce para o navio,

3 - desce para o porão,

4 - desce para o mar,

5 - desce para o ventre do peixe,

6 - desce ao profundo do abismo,
7 - desce para a areia do mar.”
II. VENTOS CONTRÁRIOS NA VIDA DE JESUS
Mateus 8.23-27: Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. 25 Mas os discípulos vieram acorda-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança; 27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

III. VENTOS CONTRARIOS NA VIDA DE PAULO
ATOS 27:4,13,14

Atos 27:4
4 E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários. 13 E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. 14  Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão.






Tema: As três cruzes.
                             Texto: Lucas 23.39-42
I– A cruz da incredulidade. Lc 23.29b
Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”.

II– A cruz do arrependimento. Lc 23.40-42
1.   Reconheceu a Deus. vs 40
2.   Reconheceu a sua culpa. vs 41
3.   Reconheceu o Senhor Jesus. vs 42

III– A cruz do amor. Lc 23.43
E disse-lhe Jesus: em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

A cruz era símbolo de renúncia, sofrimento, maldição, etc...
Devemos olhar para Jesus porque ele suportou a cruz” Hb 12.2
Tema: As sete colunas da casa da Sabedoria
       Texto: Provérbios 9.1

I– A primeira, fala da misericórdia de Cristo para conosco. Tt 3.5
II– A segunda, de sua justiça. Rm 5.1
III– A terceira da paz de Cristo que nos foi dada. Jo 14.27
IV– A quarta, da santidade de Cristo. 1Pe 1.16

V– A quinta, do amor de Cristo para conosco. Jo 17.23
VI– A sexta, do ser de Jesus. Jo 14.6
VII– A sétima, do poder de Deus. Fp 3.10: “Quem constrói o seu alicerce sobre a rocha que é Jesus está firme, mas quem constrói sobre a areia não tem firmeza”.


 . Postagem do dia 01/12/2013


Tema: A Cruz de Cristo é a minha glória.
           Texto: Gálatas 6.14

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.

I – Por quê a cruz é a minha glória?

1.    Nela o pecado foi apagado. 1 Pe 2.24
Carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivíamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”.

2.    Nela minha salvação está garantida. Hb 2.9
Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr em seu alto ninho, a fim de livrar-se das garras do mal!”.

3.    Lá minha santificação foi consumada. Hb 1.14
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.

4.    Deus selou ali a paz. Cl 1.20
5.   “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo toda a coisa, quer sobre a terra, quer nos céus”.­­­­­­­­­

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
 N° 491 . Postagem do dia 01/12/2013
Tema: A maneira correta de contribuir

    Texto: 2 Coríntios 8.2-4


Introdução: Deus seja engrandecido por todos os irmãos que Ele mesmo tem levantado para a santa contribuição. “O cristão deve dar-se, a si mesmo, ao Senhor”.



I – Primeiramente, devemos dar a nós mesmos.2 Co 8.5

“... Mas também se deram a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus...”.
II – A maior contribuinte foi àquela viúva no templo. Lc 21.4
Porque todos, estes deram como oferta daquilo que lhe sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento”.
III – Israel mostrou e espírito de dar. Êx 35.21-29
Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao Senhor, a saber, todo homem e mulher cujo coração se dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o Senhor tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés”.
IV – Paulo ensinou o motivo da contribuição.2Co 12.15
Eu de boa vontade me gastei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma...”.
V – Contribuir é um privilégio, faça-o com alegria. 2Co 9.7
Cada um contribua segundo estiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
VI – Oferta verdadeira faz parte do culto ao Senhor. 2 Cr 29.31-36
... Chegai-vos e trazei sacrifício e ofertas de ações de graças à casa do Senhor”.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
 N° 492 . Postagem do dia 30/11/2013
 
Tema: A Águia e o Cristão
 
                      Texto: Isaias 40.31
 
Introdução: Analisando o texto bíblico, podemos tirar lições que, com certeza, ajudarão sobremaneira a fé estudando a “Ornitologia”, o estudo a que tange a respeito das aves. Podemos glorificar a Deus, por sabermos que somos águias espirituais. Vejamos oito espécies de águias espirituais e os seus significados, aplicados à vida cristã.
 
 
I- Águia dourada (Aquila chisaetus)
Grande ave de rapina, existente em muitas partes do Hemisfério Norte.
A águia dourada fala do crente que vive em justiça e debaixo da glória de Deus
 
II– Águia Cinzenta (Aquila rapax)

Seu nome deriva da cor do penacho. A cauda é preta, com a extremidade branca. Seu corpo mede aproximadamente 85 cm de cumprimento, incluindo o bico e a cauda. A cor cinzenta (prata) no texto bíblico quando se tratando de tipologia, fala do resgate por Cristo a nós outorgado.
 
Águia cinzenta, fala do cristão resgatado. I Pe 1.18-19”.
 
III– Águia Calçada (Aquila pennata)
 
Os seus pés mostram estabilidade quando se encontra assentada nos galhos das árvores.
 
O cristão, quando está calçado com os pés (posição firme do crente) na preparação do evangelho da paz, ele se torna invencível”. Ef 6.15
 
IV– Águia Pescadora (Pantion chirsaetus)
 
O mais importante na águia pescadora é que ela conhece todas as maneiras de apanhar peixes por assalto. (Peixe também no sentido espiritual).
 
Esse tipo de águia denota-nos a capacidade de ganharmos as almas neste mar de perdição”.
 
V– Águia Imperial (Aquila helíaca)
 
É uma das águias mais bonitas e de presença agradável, possui uma capacidade de domínio sobre as demais de sua família.
 
O cristão deve também dominar, não no sentido de arrogância, mas com espiritualidade. O Senhor criou o homem para dominar e não para ser dominado”.
 
IV– Águia de dedo curto (Aquila circaetusgallicus)
 
Esta águia possui os dedos tão curtos, que não possuem uma estabilidade, e, quando se assenta em algum galho de árvore ela fica balançando.
 
Os dedos curtos significa as mãos dos crentes que não são abertos para cooperar na obra do Senhor”.
 
VII– Águia mosqueada (Aquila clanga)
 
O corpo dessa águia é todo salpicado de manchas.
 
O crente não pode ter manchas na vida espiritual, para não se tornar um promovedor de escândalos aos que presenciarem o circuito de sua vida espiritual, moral e social. Assim disse o profeta Jeremias: Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso, também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jr 13.23.
 
VIII – Águia-estepe (Aquila nipalenses)
 
Essa espécie de águia só vive no deserto em lugares inabilitados.
O cristão não deve ser assim, vivendo no deserto da vida, isolado, longe dos irmãos e fora do circulo da convivência fraternal. (Hb 10.25). Disse Aristóteles: O homem é um animal político, isto é, o homem só poderá viver em conjunto e não isoladamente”.

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
 N° 493 . Postagem do dia 30/11/2013

Tema: Aparta-te do mal
           Texto: I Tessalonicenses 5.22
 
Introdução: Abster-se de toda a aparência do mal significa, deixar de lado, ausentar-se do mal. I – Lições dadas por vários homens de Deus.
O patriarca Jó – Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-te do mal é a inteligência”.  Jó 20.28.

O rei Davi – Aparta-te do mal e faze-o o bem; busca a paz, e siga-o”.Sl 34.14.
 
O sábio Salomão – Não te declines, nem para a direita, nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”. Pv 4.27.
 
Paulo – E estas coisas foram-nos feita em figuras, pra que não cobicemos as coisas más. Como eles cobiçaram?”. 1 Co 10.6.
 
Obs: Segundo esta passagem o povo de Israel não se apartou das aparências do mal. Veja o que aconteceu: “... e caíram num dia, vinte e três mil” vs 8.
 
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma”; I Pe 2.11.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
 
 N° 494 . Postagem do dia 29/11/2013
Tema: As vitórias de Cristo sobre satanás
      Texto: Apocalipse 20.10

I – Do céu – Caiu. Ez 28.17
II – No deserto – Fugiu. Mt 4.10
III – No coração do homem – foi expulso. Mc 5.19
IV – Na cruz – foi ferido. Lc 23.46
V – Na sua vinda – Será preso. Ap 20.3
VI – No juízo – Lançado no lago de fogo. Ap 20.10
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago e fogo e enxofre...”.

 
  
 

Tema: A Radiografia de Deus
Texto: Lucas 17.14
Introdução: A palavra de Deus nos dá a radiografia completa do corpo do pecador e ela nos mostra o seu estado deplorável.
I– A cabeça do pecador é enferma. Is 1.5
Toda a cabeça está enferma e todo o coração está fraco...”.
II– O pescoço do pecador é endurecido. At 7.51  
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido...”.

Obs: Cerviz significa: A parte posterior do pescoço, nuca.
III– As mãos do pecador são injustas. At 2.23
 ... o crucificasses e matastes pelas mãos de injustos.(Jesus)”.
IV– Os pés do pecador são sanguinários. Rm 3.15
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue”.
V– Há surdez no ouvido do pecador. Jr 5.21
... que tendes ouvidos e não ouvis”.
VI– Há cegueira nos olhos do pecador. Jr 5.21b
... que tendes olhos, mas não vedes...”.
VII– A língua do pecador é enganosa. Rm 3.13 
A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios”.
 

Tema: A chamada de Deus
                       Texto: Hebreus 11.8
Introdução: Ministério não para quem quer, mas sim para quem Deus chama. Vejamos alguns homens que obedeceram à chamada de Deus.
I– Noé. Gn 6.13a
Então disse Deus a Nóe: o fim de toda a carne é vindo perante minha face...”.

Mas contigo estabelecerei eu pacto...” vs 18.
II– Abraão. Gn 12.1
Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei”.
III– Jacó. Gn 28.13b
... Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque, esta terra em que estás deitado, te darei a ti e a tua semente”.
IV– Moisés. Êx 10
Vem agora, pois, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo do Egito”.
V– Josué. Nm 27.18-23
Então disse o Senhor a Moises: toma para ti a Josué, filho de Num, homem em que há espírito, e põe a tua mão sobre ele”.
VI– Samuel. 1 Sm 4
O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui”.
VII– Davi1 Sm 16.13
Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo é”.

Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos, e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi”.

 

Tema: A Onisciência de Deus
                    Texto: Hebreus 4.13
Introdução: O termo “onisciência” se deriva de dois outros termos latinos, “omnis”, que significa “tudo”, e “scientia” que significa conhecimento. É um dos muitos atributos de Deus e que indica ser ele conhecedor de todas as coisas.
I – A onisciência de Deus.
1.   Em âmbito geral.
a)  At 15.18
b) Ef 1.9-12
c)   Pv 15.3
II - Em âmbito particular.
                    a) Mt 10.29
b)   1 Cr 29.9
                    c)  Hb 4.13
Não há criatura alguma encoberta diante dele; antes as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”.
II – O conhecimento de Deus

1.O homem não pode se igualar a Deus em conhecimento. Jó 11.17
2. A sabedoria de Deus é revelada e ao mesmo tempo profunda. Jó 11.8
3.    A sabedoria de Deus é inesgotável. Sl 147.5
4.   A sabedoria de Deus é inexplicável. Rm 11.33

A sabedoria é a qualidade de Deus.


 
Tema: A nossa Rocha e a rocha deles.
        Texto: Deuteronômio 32.31
IntroduçãoDeus é invisível, Ele utiliza-se de inúmeras figuras para mostrar o que Ele é para os seus. É o sol para nós, escudo, fonte de vida, fortaleza, etc. Aqui Ele é chamado de Nossa Rocha.

I– A própria figura
No capitulo 32 de deuteronômio encontramos a palavra rocha sete vezes, ela é uma figura de: 
1.    Firmeza, contrastando com a tremenda lama. Sl 40.2

2.    Figura de segurança.

3.    Proteção. Sl 32.6

4.    Fidelidade, imutabilidade. Is 54.10

5.    Poder.


II– A nossa Rocha.

O texto fala de duas rochas: da nossa Rocha e da rocha eles. O que é a nossa Rocha?

 1.    É o nosso fundamento. Is 28.16

2.    É a nossa fonte de água. Êx 17.6

3.    Dá-nos mel e azeite. Dt 32.13

4.   Oferece-nos tudo de que necessitamos. Is 25.4; 32.2.

III– A rocha deles.

A rocha de uma pessoa significa, de acordo com a figura que usamos, aquilo em que a pessoa confia.

1.    É a rocha dos presunçosos. Fp 3.4-6

2.    É a rocha dos ricos. A ferrugem destrói seu ouro. Tg 5.2-3

3.   É a rocha dos povos; ela vacilou em todos os tempos. Sl 2.1,2; e principalmente hoje em nosso tempo.

IV– A condição dos inimigos.

Eles terão que confessar que nossa a nossa Rocha é a melhor, a, mas segura.

1.   Seu juízo em vida. 1Sm 4.8

2.   Seu temor na morte. Lc 21.26

O estado deles é desesperador porque a sua rocha os abandonou. Portanto, com a rocha deles não existe mais esperança.

 

   Tema: As três vasilhas que o crente deve ter
     Texto: 2 Reis 4.1-7

I– A vasilha do desejo de receber. Tg 1.6
Peça-a, porém, com fé, não duvidando;  porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”.
II– A vasilha da fé. Mt 21.22
E tudo que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.
III– A vasilha da obediência. Jo 14.1,16
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre”.



Tema: A mão do Senhor
                           Texto: Números 2.18
Introdução: Em Neemias 18.2, nós podemos ver a expressão: “Também lhes declarei como a mão do Senhor me fora favorável...”, a mão do Senhor é símbolo de força, de socorro e de coragem.

I– Uma mão poderosa para libertar. Dt 5.15

II– Uma mão protetora para preservar. 1Cr 40.10

III– Uma mão gloriosa para dar vitória. Ex 15.6

IV– Uma mão preservadora para segurar.Jo 10.28,29

V– Uma mão cooperadora para garantir sucesso.  At 11,21

VI– Uma mão que reage e todos devem prostar-se diante dela. Dn 4.35
“Todos os moradores da terra são sepultados em nada; segundo a sua vontade Ele opera no exército do céu e nos moradores da terra. Não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazer” vs 35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário