Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O desenvolvimento da FÉ

-Tema: FÉ

 “Disseram então os apóstolos ao Senhor:
 Acrescenta-nos a fé” Lucas 17.5
-Introdução: Se perguntarmos nas ruas quem tem fé, certamente a maioria maciça das pessoas se afirmarão como pessoas de fé. Contudo isso pode variar muito de diversos tipos de fé. Um tem fé num ídolo, outros em personagens religiosos, misticismos e crendices. Há aqueles que se dizem incrédulos ou ateus, mas na verdade são crentes em si mesmos, acreditando somente em sua própria existência e opiniões pessoais.
Jesus mesmo comparou a fé com algo muito pequeno como uma semente de mostarda que cresce ao ponto de abrigar aves (Mateus 13.31). Mesmo uma fé tão pequenina seria capaz de transportar montes. Isso significa que a fé precisa crescer.
Como desenvolver a fé?
Vamos aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento da fé: 

1- OUVIR“a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” Romanos 10.17
A Bíblia diz que a origem da fé vem de Deus que é o “Autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2). Mas isso não nos isenta do trabalho de buscar e aprender a crer. Esta fé nos é transmitida através da pregação da Palavra. Quando ouvimos e entendemos a Bíblia passamos a ter fé em Deus.Tags de robôs personalizadas
A fé de Bartimeu e tantos outros que receberam milagres baseou-se no que ouviram falar sobre Jesus (Marcos 10.46). Quando a samaritana contou ao seu povo sobre o profeta que conheceram o povo diziam à mulher: já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é, verdadeiramente, o Cristo, o Salvador do mundo” (João 4.42).
No mundo atual ouvir é um desafio muito grande. As pessoas estão sempre conectadas virtualmente com pessoas distantes e ensurdecidas para com aqueles que estão perto de si. Enquanto está com alguém presente fisicamente conversa com outra pessoa ausente no celular, desprezando a oportunidade de conviver pessoalmente. Todos estes recursos da comunicação são uma bênção para aproximar pessoas, contudo não pode se tornar um vício tecnológico que ensurdece o convívio pessoal.
Você tem ouvido pregações da Palavra de Deus?
Escute atentamente a Palavra e receba a fé!
                              
2- FALARPorque, em verdade vos digo que, qualquer que dissera este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” Marcos 11.23
Jesus insiste de maneira redundante três vezes neste versículo que é preciso falar. Mesmo quando via alguém claramente necessitado de uma cura física, por exemplo, Jesus sempre perguntava primeiro “que queres que eu te faça” (Mateus 20.32Marcos 10.3610.51Lucas 18.41) e somente após a resposta é que operava o milagre segundo o pedido que demonstra a fé da pessoa.
A pessoa que Jesus declarou ter mais fé dentre todos que curou foi o centurião que lhe pediu para curar seu servo e quando Jesus já ia até sua casa, o homem pediu que falasse somente uma palavra, e o meu criado sarará” (Mateus 8.8). Aquele centurião sabia do poder da palavra e por isso se contentou apenas com a ordem de Jesus, então recebeu o milagre e um elogia de ter “tamanha fé” (Mateus 8.8).
O exercício da fala ajuda a pessoa a confirmar sua fé no reino espiritual ligando na terra e no céu aquilo que deseja (Mateus 18.18). Algo interessante é que só falamos o que primeiramente ouvimos e enquanto falamos estamos nos ouvindo. Deste modo a nossa fé é retroalimentada e reafirmada.
Você tem declarado o que acredita?
Fale o que crê esperando a resposta!

3- PRATICAR: E sede praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” Tiago 1.22
Além de ouvir para alimentar a fé e falar para confirmar o que crê é preciso praticar a Palavra de Deus, tendo certeza que ela funciona na prática porque é “viva e eficaz” (Hebreus 4.12) e “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2.17).
Jesus advertiu sobre a necessidade de cumprir o que ensinou contando a parábola de dois filhos, onde um disse que iria e não foi já outro tendo dito que não depois resolveu e obedeceu (Mateus 21.28-31). Sendo assim devemos falar e fazer a vontade de Deus. Não adianta apenas chamar Jesus de Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6.46).
Várias pessoas na bíblia Jesus condicionou o milagre com a prática obediente de sua palavra. O cego que Jesus sujou os olhos com lodo e mandou lavar-se no tanque de Siloé teve que acreditar no que ouviu e cumprir para então ser curado (João 9.7).
Na sociedade atual é muito simples para muitos prometer algo e depois ‘esquecer’ de cumprir, mas no tempo bíblico, uma palavra depois de dita deveria obrigatoriamente ser levada até o fim. Além disso, o não cumprimento de uma promessa implicaria em uma punição inevitável.
Você cumpre tudo o que promete?
Tudo o que você diz que crê, você deve viver!

Desenvolva a sua fé!
-CONCLUSÃO“sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” Tiago 1.3
Nossa fé precisa ser provada para ser aprovada. Em todos os momentos passamos provas de fé. Mesmo “enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles” (Marcos 4.15). Também quando falamos somos provados por pessoas que duvidam. Ao praticar podemos romper as barreiras pela fé e ser aprovados.
A fé precisa ser desenvolvida e nunca pode ser atrofiada. Jesus quando ensinou a parábola do semeador referindo-se à aceitação da fé, disse que ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Mateus 4.25). Ou seja, quanto menos a pessoa tem fé, mas facilmente se tornará mais incrédulo ainda, porém ao que busca ter fé, terá condições confirmar sua convicção.
Você tem desenvolvido sua fé?
Não se acomode. Ouça, fale e pratique sua fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário