Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

domingo, 12 de janeiro de 2014

Fé como uma pequena semente!




"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível
." (Mt 17.20).
“Respondeu-lhe o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá." (Lc 17.6).
Um grão de mostarda, em Marcos 4.31, é chamado de "...a menor de todas as sementes sobre a terra". Com  cerca de apenas 0,95 a 1,1 mm diâmetro, esse pequeno grão de semente, que tem de ser observado quase com uma lente, se quisermos vê-lo nitidamente, é considerado pelo Senhor como exemplo para uma fé que é capaz de mover montanhas.
Jesus considera justamente esse pequeno grão de mostarda como exemplo para uma fé pela qual podem acontecer grandes milagres, pelo fato desse pequeno grão de semente ser capaz de ilustrar o que significa transportar montes. Esse grão de semente extremamente pequeno, que quase não pode ser visto a olho nu, no espaço de um ano se transforma num grande arbusto, numa pequena árvore com galhos de cerca de 2,5 a 3 metros. Eis uma grande ação pela fé!  Nada vos será impossível
Como são diminutos os pré-requisitos para um resultado tão grande num minúsculo grão de semente, onde aparentemente nada existia. No entanto, justamente estas condições mínimas são um exemplo que o Senhor usou para ilustrar uma fé que é suficiente para remover montanhas. Assim mesmo, essa é justamente a pequena fé, quase imperceptível, que, segundo as palavras de Jesus, tem o poder de transpor montes.
Às vezes, imaginamos que temos que ter uma tremenda fé para vivermos de maneira vitoriosa. Todos nós nos defrontamos diariamente com situações, perguntas e problemas que se avolumam aos montes. É justamente nesses momentos que aspiramos de todo o coração ter mais fé, ter uma fé maior, a fim de vencermos tudo isso. Nossa fé não necessita ser tão grande para transpor montes; mas  é suficiente "termos fé".
Imaginemos que o grão de mostarda tivesse a possibilidade de olhar para si mesmo e conseguisse se enxergar, teria tudo para desanimar, por causa de sua diminuta aparência. E assim é também, muitas vezes, em nossa vida: olhamos para nós e vemos uma fé tão  pequena e limitada, e então ficamos desanimados. Mas o grão de mostarda não é assim. Ele não olha para si mesmo para então desanimar. Ele simplesmente se deixa plantar na terra, ali começa a crescer, e finalmente se torna aquilo que deve ser, ou seja, uma árvore em cujos ramos "aninharam-se as aves do céu" (Lc 13.19).
Ao mesmo tempo é de se considerar que o grão de mostarda não se torna uma árvore porque empreendeu grandes esforços, mas simplesmente porque torna ativo e aplica o que possui! Como seria bom se compreendêssemos, com todas as nossas fraquezas, dificuldades e tentações diárias, que simplesmente podemos nos aquietar com fé infantil na mão do Todo Poderoso. E que mudança isso faria em nossa vida espiritual!
Não é o esforço da nossa alma em crer bastante, mas a fé singela no Filho de Deus, nos conduz para uma comunhão mais profunda com Ele. Levando-nos a uma vida vitoriosa.

Não precisamos buscar formas e grandezas de fé, mas simplesmente ter e usar a fé pela qual fomos salvos, ou seja, a fé simples no Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário