Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pela fé - Baraque



Autoria / Fonte: Adriano Anthero   
Surpreende ver o nome de Baraque aqui em Hebreus 11:32, e não o de Débora. No entanto, precisamos reconhecer a sabedoria de Deus nisso. O nome Baraque quer dizer “relâmpago” e neste nome está um dos segredos de sua fé e do poder de Deus.
O inimigo do povo de Deus naqueles dias tinha “novecentos carros de ferro” (Jz 4:3).
Quando Baraque reuniu os homens para combater contra Sísera (4:10), este reuniu todos os seus carros para o combate (4:13), mas teve que descer e fugir a pé, enquanto Baraque perseguia os carros que ficaram (4:15, 16).
Se Sísera tinha tantos carros, por que fugiu a pé? Se era fisicamente mais bem preparado do que Baraque, por que foi derrotado?
A resposta às perguntas acima se encontram nas palavras cantadas depois da vitória: “Desde os céus pelejaram...”, “o ribeiro de Quisom os arrastou...”, “os cascos dos cavalos se despedaçaram...” (5:20, 21, 22).
Parece que no dia da batalha houve uma chuva torrencial, de tal forma que o ribeiro transbordou e a lama que se formou imobilizou os carros de Sísera. Não podendo mais contar com sua maior força, ele teve de descer de seu carro e fugir a pé. A chuva foi providenciada por Deus. Na verdade, “o Senhor derrotou a Sísera” (4:15).
Em pelo menos três cânticos diferentes faz-se referência à autoridade de Deus para usar fenômenos como chuvas, trovões e relâmpagos para derrotar os inimigos.
Débora e Baraque: “Desde os céus pelejaram...” (Jz 5:20).
Ana: “Desde os céus trovejará sobre eles...” (I Sm 2:10).
Davi: “Trovejou desde os céus o Senhor...” (II Sm 22:14).
Os relâmpagos são feitos por Deus (Jr 51:16) e são pequenas amostras de Seu poder irresistível (Sl 97:4). Quando o povo de Israel temeu ser derrotado pelos filisteus, Deus fez trovejar sobre eles e os derrotou (I Sm 7:10). Depois, para demonstrar sua insatisfação com o povo por ter pedido um rei, Deus deu trovões e chuvas (I Sm 12:17, 18).
De cima, Deus enviou chuvas e relâmpagos. De baixo, Ele enviou o exército de Israel e Baraque, o Seu “relâmpago” humano. Apesar da resistência inicial, Baraque creu em Deus e foi usado na terra como um relâmpago temível.

Quão grandes coisas Deus pode fazer através de um servo que confia nEle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário