Pr Eliel Banner

Pr Eliel Banner

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O PODER CURADOR DO PERDÃO!

    
(Gn 37-50)  Pr. Josué Gonçalves
Nenhuma outra história no V.T. nos ensina mais sobre O poder curador do perdão do que a de José, filho de Jacó com Raquel.
 Em José, vemos a trajetória de um homem que tinha tudo para se deixar destruir por um sentimento de amargura, mas ele fez a melhor escolha...
·          Em Gn 37.4 - Ele era odiado pelos seus
·          Em Gn 37.24 - Movidos pelo ódio e pela inveja, foi jogado em uma cisterna com a intenção de matá-lo.
·          Em Gn 37. 28 – vendido como escravo como escravo
·          Em Gn 39.7-20 - José é tentado, foge do pecado, mas é caluniado pela mulher de Potifar indo parar no cárcere pagando por uma coisa que não fez.
·          Em Gn 40.9-23 - Ele foi esquecido(v.14)
·          No cap 41 - José é escolhido e promovida a Governador
·          Do cap 42 ao 50 - José tem seus irmãos na mão para se vingar, dar o troco, acertar as contas, mas ele prefere Perdoar, pagar o mal com bem, agir com graça...
·           O que José respondeu, vocês estão perdoados (v. 19-21).
·          Por que José preferiu perdoar o pai, os irmãos, a esposa de Potifar que o caluniou, o amigo de prisão que o esqueceu? Quando paramos para refletir sobre o perdão, algumas perguntas devem provocar uma reflexão mais abrangente sobre este assunto:
    O que é perdão?
·          Philip Yancey em seu livro "Maravilhosa Graça" diz: "O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor".
   ·          O que é perdão? Como definir perdão? Definições sobre o que perdoar?
1.            Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Rm 12.19) José disse aos seus irmãos: "Porventura eu estou no lugar de Deus?".
2.            Perdoar é desativar o mecanismo de violência que existe dentro e fora de nós.
3.            Perdoar é reconhecer as próprias imperfeições falhas e pecados (Jo 8.7). "Por  que os fariseus desistiram de apedrejar a mulher que foi pega em pleno ato de adultério?"
4.            Perdoar é ser grato à Deus pelo perdão recebido.
5.            Perdoar é repetir com o próximo o gesto de Deus para conosco.
6.            Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar. (O pai do filho pródigo".)
7.            Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional.
8.            Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa contra o ofensor.
9.            Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: 1) Deus, 2) os outros (inclusive o ofensor) 3) a si próprio.
10.       Perdoar é semear misericórdia, graça e amor. A Bíblia diz: "Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não usou de misericórdia..." (Tg 2.13)
11.       Perdoar é ter as emoções conquistadas. É ser capaz de amar o inimigo e perdoar os que nos perseguem (Mt 5.44).
12.       Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir favor incondicional àquele que nos feriu (Mt 18.27).
13.       Perdoar é rasgar a conta. Em Gn 50.21 José disse aos seus irmãos, a conta foi rasgada, vocês não me devem nada".
14.       Perdoar é jogar o lixo emocional fora.
O perdão é a virtude central do cristianismo.
O perdão é a possibilidade da convivência.
·          Por que não perdoar é perigoso? José sabia disso.
1.       A falta de perdão gera amargura e amargura prolongada causa efeitos físicos como: úlceras, pressão alta, descargas de adrenalina (por causa da associação com a ira).
2.       A falta de perdão dá ao diabo uma reivindicação legal para deprimir a pessoa, e a depressão pode levar a morte, aos suicídio. O apostolo Paulo diz em 2 Co 2.10, "Eu perdôo para não ser vencido por satanás". Depressão, opressão e possessão.
3.       Quem não perdoa desenvolve um câncer na alma (raiz de amargura Ef 4). O irmão do Filho Prodigo nunca entendeu o que é perdão. 
4.       Não perdoar prejudica o nosso relacionamento com Deus. Quem não perdoa anda nas trevas e Deus é luz (1 Jo 2.9).
5.       Quem não perdoa se coloca debaixo da ira de Deus (Mt 18.34).
6.       Quem não perdoa está impedido de ser perdoado por Deus (Mt 18.32-35).
7.       Quem não perdoa alimenta espíritos malignos com sua mágoas, amarguras e ressentimentos (Ef 4.31,32).
8.       Quem não perdoa destrói a ponte que um dia vai precisar para passar para o outro lado, disse o poeta inglês George Hebert.
O Senhor Jesus tem nos conduzidos a não ocupar lugar de juizes, mas de seus imitadores;

Projeto Benção em PALAVRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário