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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tema a Deus em todo Tempo

Eclesiastes 12.13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.


Eclesiastes 12.1-8 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem. Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

Etimologia
בתה bathah - n f. fim, destruição;
בתה battah - significando quebrar em pedaços;
גרס garac - v. ser esmagado, ser quebrado; ser esmagado; esmagar, quebrar (os dentes).
דקק d ̂eqaq (aramaico) - v. quebrar em pedaços, cair em pedaços, ser despedaçado; ser despedaçado; em pedaços.
נפץ naphats - v. despedaçar, quebrar, esmagar, quebrar em pedaços; quebrar em pedaços; pulverizar; ser espalhado.
נתע natha ̀ – v. quebrar, arrebentar, arrancar;  ser arrebentado;
נתץ nathats – v. pôr abaixo, quebrar, atirar para baixo, derrubar, demolir, destruir, derrotar.
Siso: sm. Bom senso [F.: Do lat. Sensus], prudência, juízo: Muito riso, pouco siso;  Anat. Cada um dos últimos dentes molares, um em cada extremidade das arcadas dentárias [NOTA:O nome destes dentes deriva do fato de eles romperem por volta dos 17 aos 21 anos, idade que marca a passagem para a vida adulta.Dicionário Aulete- http://aulete.uol.com.br/siso#ixzz2ojOEaxIx

INTRODUÇÃO – 2ª PARTE
O trecho do Livro do Pregador, O Eclesiastes, o qual estamos estudando, é o trecho final das reflexões existenciais da vida do Pregador, mostra ao leitor  um caminho a ser seguido, o qual sendo observado o fará diferente e ele não passará pelas mesmas situações vividas pelo escritor. Ele as aprendeu sob o erro ou as vicissitudes da vida.
Contudo pela Inspiração divina estas lições, palavras de Sabedoria podem mudar a trajetória do homem que as lê, e as guarda.
Para guardá-las é necessário ter infundido no coração, algo que só a presença de Deus pode colocar no coração do homem, que as guarda, é sentir O Temor de Deus!
Este trecho é o segundo resumo (Da Seção VIII - O único valor é temer a Deus e obedecê-Lo), no Capítulo 121, dos versículos primeiro ao sétimo (12.1-7) como entendido pelos estudiosos das Escrituras.
O primeiro resumo é encontrado no trecho escrito no Capítulo 11, dos versículos sétimo ao décimo (11. 7-10).
“...se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos.
Este segundo resumo fala da alegoria da velhice e da morte do ser humano, como tratamos na Primeira Parte deste Estudo.
Ressalta a condição que o homem encontrará ao final de sua caminhada “debaixo do sol”.
Se ele der ouvidos às palavras do Pregador, poderá usufruir para melhor qualidade e frutos na sua passageira vida, deste ensino que Deus lhe concede pela boca do Pregador, pois tudo passa, é vazio e a vida é um vácuo, quando não a vivemos sob a ótica da vida produtiva, ao próximo e sob a égide da providência (11.1-7), ou se desperdiçamos as forças da juventude, sem a atenção devida ao Criador.

Então todo homem precisa aprender, que deve:
1-      Lembrar-se do Criador;
2-     No início da vida produtiva;
3-     Quando se tem forças;
4-  Enquanto se dispõe de energia para realizar a aproximação frutífera com o Criador;
“...dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Qual o fim de todos os homens?
Como sempre digo e escrevo, esta questão do final dos homens é uma discussão inserida no conteúdo das culturas de todas as raças, tribos e nações.
Trata-se de uma pergunta que acompanha a vida dos homens, um ser criado com especificidade no evento da Criação – Gn 1 e 2;
É a preocupação não vivida na juventude, nos dias da mocidade.
Até porque os filósofos dizem, que são características próprias da juventude, o destemor e desconsideração ao perigo da morte, isto faz  “Do jovem um soldado destemido e péssimo motorista, ou condutor”.
Estes versículos onde o Pregador apresenta a orientação fundamentada na visão divina sobre o cuidado com o fim, desde a juventude demonstra uma fase afirmativa do livro e do pensamento.
Durante todo o escrito, o livro apresenta uma aparente ambiguidade nas colocações do escritor.
O texto bíblico se apresenta como descrito no primeiro capítulo:
1.1-4 PALAVRAS do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem;
Mostra que o texto é uma pregação, onde durante a mesma o pregador apresenta seu Tema: Tudo é vaidade.
Coloca a questão – valor em (ou de) viver - que vai permear todo o Texto Bíblico:
“Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?”
Ele discorre já nos primeiros capítulos que teve tudo, como rei, teve sabedoria, como sábio, teve conhecimento como cientista, teve verve para escrever mais de 3000 (três mil) provérbios e 1005 (mil e cinco), como descrito em
2Rs 4. 32,33 “E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.”
Ele ainda se especializou no conhecimento da Criação, podendo discorrer sobre ela em todos os seus campos da Ciência, sendo ouvido por reis de todo o Mundo, de então, que acorriam a Jerusalém para ouvi-lo.

UM ENSINADOR EXPERIENTE
Quem mais poderia discorrer sobre os encantos de desfrutar em sua existência tudo que melhor poderia alguém desejar?
Exemplo dos pais – uma figura importante na vida dos filhos:
Somente alguém a quem Deus, deu tudo que não pedira em razão da fidelidade divina, para com Davi. “1Rs 3.6. ...usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face;”
Devemos aprender algo: se os pais forem agraciados com um coração nobre deixarão um legado espiritual para os filhos. Sl 51.171Sa 13:14 -            Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo
Eis um ponto fulcral, a ser entendido nas linhas deste Livro Bíblico!
Os ditos do Pregador são ditos dados pela Sabedoria de Deus.
Eis um ponto a ser entendido sobre O livro do Pregador, O Eclesiastes.
A sabedoria aqui descrita, pelo escritor não é fruto de livros, escolas ou berço, é uma sabedoria apenas dada por Deus e exercitada pelas experiências.
2 Cr 1.12 Sabedoria e conhecimento te são dados”
Precisamos separá-las:
A sabedoria [acompanhada do conhecimento] buscada, descrita pelo próprio Pregador desta forma:
1.12-16 Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém. Eapliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular. Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
Esta “sapientia” é enfadonha e frustrante!
A verdadeira sabedoria, a dada por Deus em forma de “gratia” é a genuína Sabedoria:
E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar”.

Extraido do Blog http://estudandopalavra.blogspot.com/

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